A exposição “Uma cidade inspirada na Natureza”, um dos resultados do projeto LIFE-myBUILDINGisGREEN, integrou a Festa de Outono em Serralves, no Porto, nos dias 28 e 29 de setembro, atraindo centenas de visitantes. Famílias em grupo, estudantes e adultos participaram ativamente nas visitas interpretativas, mostrando grande curiosidade e entusiasmo.
Casos como o de Maria Inês, uma jovem curiosa de 12 anos que trouxe duas amigas e a mãe para ouvir a visita, e o de um casal do Porto que partilhou a sua experiência de vida sustentável com uma horta e galinhas na sua residência no centro do Porto, ou do jovem Salva, aspirante a chef de cozinha, muito interessado nas hortas urbanas e até na possibilidade de haver hortas nas coberturas verdes, demonstraram o envolvimento dos visitantes.
Vista panorâmica do Festival de Outono © Câmara Municipal do Porto
Alguns deles residentes noutras cidades, como é o caso de Natália, de Mirandela, que contou com orgulho o seu plano de instalar uma cobertura verde em casa, “para dar o exemplo” na sua comunidade. Ou, dois irmãos gémeos de Santo Tirso, com as esposas e os filhos, que partilharam os seus conhecimentos e as suas experiências de vida rural, numa relação intrínseca com a natureza.
Os visitantes mostraram-se muito interessados nos projetos inovadores que o Porto está a implementar para adaptar a cidade às alterações climáticas, como os parques “esponja”, a renaturalização de rios e ribeiros, as soluções verdes e a intermodalidade do Terminal Intermodal de Campanhã, as soluções de base natural instaladas na Escola Básica do Falcão, entre outros.
Um testemunho da importância que esta exposição revela na sensibilização e capacitação da população em geral, suscetível de potenciar o envolvimento e a geração de atitudes consentâneas com os desafios climáticos atuais.
Explicação dos painéis aos visitantes© Câmara Municipal do Porto
Atividade com crianças durante a exposição © Câmara Municipal do Porto
Para ficar a par de todas as notícias relacionadas com o LIFE-myBUILDINGisGREEN, recomendamos que siga os canais Twitter e LinkedIn do projeto.