O projeto LIFE-myBUILDINGisGREEN presente na reunião de encerramento do projeto H2020 URBiNAT

No âmbito da última reunião do Consórcio do projeto URBiNAT – Healthy Corridors as drivers of social housing neighbourhoods for the co-creation of social, environmental and marketable NBS, que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de março no Porto, foram promovidas visitas ao Parque Alameda de Cartes, o novo corredor saudável, inserido no projeto URBiNAT, e aos Telhados Verdes da Escola Básica do Falcão. Os projetos são contíguos, localizam-se em Campanhã e baseiam-se na implementação de soluções de base natural, com financiamento da União Europeia, através dos programas Horizonte 2020 e LIFE, respetivamente.

A Escola do Falcão tem servido de exemplo com soluções baseadas na natureza ali instaladas, no âmbito do projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, com 700 m2 de coberturas e fachadas verdes, além de painéis fotovoltaicos, que visam melhorar o conforto bioclimático daquele edifício e dos seus usuários.


Visita aos telhados verdes de LIFE-myBUILDINGisGREEN © Jorge García (Câmara Municipal do Porto)

As visitas ao terreno e atividades incluídas permitiram experimentar em primeira mão o impacto transformador destas obras, que utilizam as soluções da natureza no planeamento da cidade, permitindo melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, amenizar alguns dos efeitos das alterações climáticas e gerir de forma sustentada os recursos naturais.

A visita, que contou com a presença da coordenadora da escola, Helena Ribeiro, permitiu à comitiva participar conhecer e analisar in loco estas soluções, reconhecendo e comparando as suas características, funções e vantagens em relação às alternativas convencionais.


Visita ao lago criado por LIFE-myBUILDINGisGREEN © Jorge García (Câmara Municipal do Porto)

Na cobertura da escola os participantes puderam perceber o funcionamento e constituição da cobertura verde, que têm a vantagem de regular a temperatura no interior dos edifícios ao longo do ano e, ao mesmo tempo, contribuir para que a água das chuvas possa infiltrar-se mais lentamente nos solos, evitando inundações.

A iniciativa juntou membros de toda a Europa, nomeadamente das cidades líderes do projeto URBiNAT (Sófia e Nantes) e seguidoras (Nova Gorica, Bruxelas e Høje-Taastrup) e representou uma oportunidade para os decisores políticos, técnicos municipais de várias áreas, bem como investigadores e diversas organizações envolvidas no projeto poderem partilhar experiências e aprendizagens e visitas a projetos do Porto que integram NBS na sua requalificação, como é o caso da Escola Básica do Falcão.


Vista exterior da EB1 Falcão, edifício piloto do projeto LIFE-myBUILDINGisGREEN © Jorge García (Câmara Municipal do Porto)

 

O Município tem vindo igualmente a organizar visitas semelhantes ao longo do ano, dirigidas à comunidade docente e não docente da escola, aos pais e à população em geral.

Para informações completas sobre o desenvolvimento do evento, consultar a notícia publicada no sítio Web da Câmara Municipal do Porto: https://www.porto.pt/pt/noticia/consorcio-mostra-resultados-de-projeto-europeu-para-corredores-saudaveis-nas-cidades


Mesa de trabalho durante o evento URBiNAT © Jorge García (Câmara Municipal do Porto)

Para ficar a par de todas as novidades relacionadas com o LIFE-myBUILDINGisGREEN, recomendamos que siga os canais Twitter e LinkedIn do projeto.

Categorias Notícia